O grande foco do nosso artigo é a internet, como um meio interactivo de promoção e comunicação. O principal recurso da internet é não só a sua fácil acessibilidade como também a interactividade. A internet proporciona um universo de informação e conhecimento de fácil acesso para quem tenha um computador e uma ligação à internet.
É no entanto importante relembrar que a internet é por si própria uma tecnologia imparcial para ser usada em iguais termos por toda a gente. É também altamente comercializada e tende, como outros meios de comunicação, a servir de mediador de ideias e valores na sociedade. (Pitts, 2004)
Um estudo realizado pela Fundação PEW realizado nos EUA estima que 50% dos americanos usam sites de saúde para tomarem decisões mais conscientes e saudáveis e 48% melhoraram a forma como cuidam deles próprios. Outros 92% encontraram informação útil e 81% aprenderam algo de novo.(Fox e Rainie, 2000)
Descobertas posteriores, em 2005, revelaram que 8 em cada 10 utilizadores de internet procuraram por informações acerca de dietas, fitness, medicamentos, seguros de saúde, tratamentos experimentais e médicos e hospitais privados. Os principais investigadores são na maioria mulheres, utilizadores de internet com menos de 65 anos, jovens licenciados, utilizadores experientes e utilizadores com acesso a banda larga. Em relação a tópicos como a nutrição, as pesquisas indicam que 59% das mulheres procuraram informação sobre o tema, contra os 43% dos homens. De acordo com Korp (2006), um grupo de Consultoria em Boston descobriu que os indivíduos com sérias necessidades de saúde são frequentadores assíduos deste tipo de sites.